Inbound Marketing. O que é, e por que investir nessa estratégia de Marketing Digital

Inbound Marketing. O que é, e por que investir nessa estratégia de Marketing Digital

O marketing tradicional geralmente é apresentado através de banners piscantes, popups que aparecem indiscretamente, emails informando promoções e outros métodos que em alguns casos tornam-se invasivos e incômodos ao internauta, podendo até mesmo apresentar uma visão negativa da marca ao consumidor.

Conhecido também como marketing de atração, o inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que visa divulgar uma marca ou empresa através de conteúdos relevantes em páginas da internet.

Sendo apresentado ao internauta de maneira diferente do marketing tradicional.O inbound marketing é exibido ao internauta através de conteúdos com assuntos que interessam ao público-alvo da marca, por exemplo a criação de textos, imagens, videos e postagens relacionadas a necessidades, produtos, serviços e dicas que interessam ao público da marca. Mostrando assim autoridade e conhecimento no assunto abordado pela marca, e através da empatia gerada do internauta com a marca abrir o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos. (Benefício: Será apresentado de forma natural e informativa, e não invasiva ao internauta).

Esses conteúdos serão fornecidos através de uma “troca”, onde o internauta deverá informar nome, emails ou outras informações e após informar os dados o conteúdo será disponibilizado através de um alguma mídia como o download de um ebook por exemplo.

O principal motivo do inbound marketing é trazer pessoas para o negócio ou para página do site através de algo que interesse ao usuário e não através de propostas invasivas.

O inbound marketing está diretamente ligado com as estratégias de venda da empresa, pois para concluir uma venda utilizando essa estratégia é seguida 4 etapas do funil de vendas:

  1. Atrair tráfego para o conteúdo criado
  2. Converter visitantes em leads( Futuros contatos )
  3. Converter leads adquiridos em vendas.
  4. Fidelizar o cliente

Funil de vendas do inbound marketing

 

Principais benefícios do inbound marketing

  • Segundo o relatório “O Estado do Inbound Marketing no Brasil 2015”, organizado e divulgado pela HubSpot, Empresas que geram leads com Inbound Marketing obtiveram um ROI (retorno sobre o investimento) maior.
  • Mais barato: O custo por lead com essa estratégia é 49% mais barato que o marketing tradicional. O motivo de ser mais barato, é devido os leads serem muito mais qualificados.
  • Praticado de maneira correta gera longo relacionamento com os clientes através da nutrição com novos conteúdos qualificados, podendo gerar novas vendas futuras.
  • Por ser executado juntamente com estratégias em redes sociais e marketing de conteúdo, possui grande número de internautas impactados.

 

Podendo ser tratado como uma estratégia moderna de marketing digital, o inbound marketing executado de maneira correta e recorrente certamente resulta em grandes resultados para a divulgação de uma marca, empresa ou produto.

 

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