Como calcular o ROI do Facebook Ads

Como calcular o ROI do Facebook Ads

Quando você investe em marketing, você espera um bom retorno. Isso é ainda mais necessário quando você investe em anúncios na maior rede social do mundo com 1.71 bilhão de pessoas acessando por mês. Porém existe algo complicado nisso: como calcular ROI do Facebook?

Diferente do marketing tradicional na web, é um pouco mais difícil observar o retorno que sua postagem trouxe.

Porém isso não significa que não valha a pena, apenas por não ser óbvio. Esse tipo de ferramenta é muito útil ao Marketing Digital e aqui você verá como calcular o ROI em uma campanha do Facebook!

 

Antes de calcular o ROI do Facebook

Ao aplicar tempo, dinheiro e outros recursos na plataforma social, você recebe de volta algum lucro. Esse lucro é o ROI, e ele pode ser diferente para todas as empresas, dependendo de seus objetivos.

Nisso, os anúncios do Facebook se tornam cada vez mais importante parte de qualquer estratégia profissional. Chega a 3 milhões de anunciantes ativos, de 50 milhões de empresas!

Levando em conta as campanhas, o resultado sairá muito em conta de 3 fatores: o produto anunciado, o público-alvo visado e a qualidade dos anúncios.

Depende muito também de como é feita a segmentação. Veja o caso Looper. Dividiu sua atenção e investimentos em 3 segmentos: fãs, não fãs e qualquer um que entrasse no site.

Obteve um retorno altíssimo com os fãs (US$ 9.481,50 com investimento de US$ 207) e 14 conversões de público que entrou em seu site. No caso dos não fãs? Retorno baixo, mas apenas após 14 variações de anúncios! É necessário equilíbrio e paciência.

 

 

Principais pontos para calcular ROI do Facebook

 

Alcance

Não caia nessa visão de que o importante é ter muitas curtidas. Na verdade, os compartilhamentos podem ser muito mais valiosos.

Isso transparece num dos principais pontos para cálculo do ROI: alcance. Ele mede o nível de conhecimento que o mercado tem de sua empresa.

Afinal, maior seu alcance, mais conhecida sua empresa é. E ele leva em conta 3 fatores:

  • Total de seguidores;

  • Total de impressão de conteúdo;

 

Engajamento

Em uma rede social, o principal indicador de performance da sua campanha é o nível de engajamento obtido com seus seguidores. Não importa apenas ele seguir, tem que haver um nível de interação entre consumidor e página.

O engajamento pode ser medido por:

Engajamento = (Interações/Alcance) x 100

As interações seriam as somatórias de curtidas, comentários, compartilhamentos, menções e novos seguidores. Isso dividido pelo alcance, já explicado anteriormente.

 

Conversão de leads

Um dos elementos mais importantes para cálculo do ROI é a conversão de potenciais clientes (os seguidores) em, de fato, clientes.

Para isso existem duas funções dentro do Google Analytics: Analisar caminhos de conversão e funis multicanais.

As duas analisam o trajeto do lead até ser convertida, levando em conta o tempo que passou na plataforma social até isso.

 

Calculo para obter o ROI do Facebook

A forma mais básica de cálculo do ROI é utilizando a fórmula abaixo:

ROI = (Receita obtida – valor investido)/valor investido

Porém a maneira mais analítica de acompanhar seu ROI é através do Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta simples para monitoramento de tráfego na plataforma social, feita por meio da ferramenta de relatórios sociais.

O próprio Facebook oferece uma ferramenta com relatório detalhado dos seguidores da página de sua empresa, além do desempenho de suas campanhas.

Uma outra opção é o TrueSocial Metrics, que possui tanto versão de teste gratuito, como outra versão paga.

Com essas informações, você deve compreender melhor como pode ser calculado o ROI em uma campanha de marketing no Facebook. Acompanhe o nosso blog e adquira mais conhecimento sobre o marketing digital para a sua empresa!

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