A importância do design na criação de um website

A importância do design na criação de um website

A importância do design na criação de um website

Já parou pra pensar no porquê de você ter entrado em um site, havendo tantos outros similares? Algo como letra, cor ou formato lhe chamou atenção? A internet não difere de uma vitrine quando o assunto é chamar atenção. Na criação de site isso é importante.

Afinal, você precisa destacar seu produto nessa “vitrine virtual” que é a internet. Diferente de lojas tradicionais, a concorrência está ao seu lado, um clique de distância apenas.

E saber lidar com a complexidade da coisa pode lhe render umas visitas e conversões a mais. Lembre-se, aparência é o ponto de partida na escolha de um site.

E aqui nesse artigo você poderá ver mais claramente a importância do design na criação de site!

Qual a importância do Design na criação de um site?

Quando se é falado de alavancar os resultados de um site, existem dois passos tomados: SEO e conteúdo relevante. Mas e o Design?

O visual também é pilar para uma boa experiência do usuário e, assim, um bom ranqueamento. E o visual se baseia em dois pontos: foco e clareza.

Quando ocorre a pesquisa, a pessoa entra em um site. Este site possui vários menus e links, nem um pouco indicativos, com letras ilegíveis e nada é muito claro quanto a função. É uma experiência terrível ao usuário, mesmo que o conteúdo seja de fato relevante.

Por isso você deve se atentar ao design, pois se seu site não cumprir a função de esclarecimento ao usuário, ele não permanecerá ali. Você perde um potencial cliente e tem resultados negativos.

Determine com clareza qual seu objetivo (destaque seu conteúdo) e deixe ele claro, com poucas frases e imagens. Contando com alguns poucos ícones, tudo ficará mais intuitivo e nítido.

Esse detalhe reflete em dois pontos.

Velocidade e minimalismo

Nós já sabemos como a velocidade da internet brasileira pode ser cambaleante. Você não precisa deixar isso mais claro na criação de site muito carregado, certo?

Ao modelar o layout do site, o designer usa imagens de diferentes tipos, e elas podem atrasar o carregamento da página caso sejam pesadas demais. Até a logo entra nessa conta!

Isso se relaciona com outro ponto: menos é mais. Como dito antes, o designer tem de ter foco e clareza na criação de site e isso vai muito na contramão dos excessos.

Sem cores contrastantes demais, o que pode cansar o usuário, ou algo muito monocromático, que pode entediá-lo. As imagens também não podem ser muito grandes, tomam toda atenção do público, nem muito pequenas, difíceis de ler.

Tudo isso reflete na experiência do usuário e no rendimento de seu site!

Cor e tipografia

Buscando ser mais específico quanto ao design, há dois elementos essenciais para experiência do usuário: as cores e tipografia usadas.

É interessante pensar no aspecto das cores. Cada uma traz significados, impressões e emoções diferentemente interpretadas pelo cérebro e isso deve ser respeitado na produção visual. Você quer despertar sentimento no seu usuário!

93% dos consumidores escolhem um produto por causa de sua aparência. Desses, 85% escolhem pela cor. Alguns exemplos de sentimentos que causam são:

  • Vermelho: Amor, sexualidade, violência, coragem, ódio, fome, urgência;

  • Amarelo: Calor, luz, dinheiro, otimismo, inteligência, clareza, alerta;

  • Azul: Confiança, segurança, tranquilidade, espiritualidade, mar, calma, simpatia;

  • Laranja: Energia, criatividade, prazer, sucesso, fogo, dinamismo, mudança, amizade;

Já a escolha da tipografia no design é um trabalho minucioso. Há tantas fontes, qual melhor se encaixa?

Simplesmente encaixe a que melhor se alinha com seu conceito e imagens usadas. Até questões de tempo e cultura são levadas em conta. Pense como uma fonte de características clássicas se encaixa ao século XIX ou uma tipografia mais desleixada se encaixa com o urbano jovem. Ou até mesmo uma fonte mais simples e leve como a Arial.

Assim como a cor, a tipografia também traz sentimentos e personalidade!

Criando espaço

Sabe aquele sentimento reconfortante de espaço que você tem quando arruma o local e todos os elementos dali se encaixam? E ainda sobra aquele espaço livre para andar?

É o mesmo sentimento que seu usuário deve ter ao entrar no site. Isso é uma parte importante do design: criar a melhor distribuição de espaço possível para os olhos do usuário.

Layouts mais limpos têm se tornado comuns na web, buscando ter melhor distribuição de informação e mais espaço livre entre eles. Como um quarto organizado, você traz conforto ao usuário e sua estadia no site não será tão carregada.

Talvez fique até um pouco mais.

Tudo isso é levado em conta na criação de um website site personalizado, mostrando quão importante é o design que você toma. Melhor experiência aos olhos do usuário e, claro, melhor ranqueamento nas pesquisas.

Insira seu e-mail e receba com exclusividade dicas e novidades sobre Marketing Digital para a sua empresa!