8 métricas para medir resultados do marketing digital

8 métricas para medir resultados do marketing digital

Muitas empresas decidem divulgar sua marca na internet mas não sabem muito bem qual caminho tomar, qual público focar, nem sequer saber seus resultados. Mesmo contratando uma agência digital para realizar este trabalho, você não pode ficar perdido quando o assunto for os resultados obtidos.

E com certeza não é uma função executada através de tiros no escuro. Nesse meio você conta com ferramentas estatísticas justamente para medir seus resultados e definir seu foco.

Mesmo quando parece tudo se basear em intuição, há sempre algum cálculo por trás. Confira abaixo 8 métricas importantes no marketing digital:

Visitantes – Uma das mais importantes para o marketing digital

Afinal, um dos pontos mais importantes é eles chegarem ao site da sua empresa, certo?

Essa métrica é importante em refletir o quanto de audiência site ou blog de uma empresa possuem de forma direta.

Pode mostrar também que talvez não esteja atraindo novo público ou ele seja sempre o mesmo, no caso de um número estável.

Leads – O segundo nível de visitantes

Indo um pouco além de visitante, o usuário pode se interessar por sua ideia, produto ou serviço ao ponto de oferecer algo em troca. Ele então se torna um lead, um cliente em potencial para a empresa.

É uma métrica mais incisiva que a anterior, pois demonstra com quem de fato você pode iniciar um relacionamento. Porém não se prenda só a isso.

Junto do lead existe a taxa de conversão. Indo ainda mais fundo, é aqui que você consegue ter capacidade de converter um usuário em cliente.

Assim como também serve de parâmetro: muitos visitantes, mas poucos leads, significa que você está atraindo os visitantes errados ou seu conteúdo não é suficientemente interessante.

Essa métrica já dá mais ideia de como prosseguir seu trabalho e em quais erros trabalhar para corrigir.

ROI – Sempre de olho no retorno

Logo de cara é uma das mais importantes métricas para uma empresa, pois é diretamente relacionada ao seu lucro.

O ROI mostra qual o retorno que você teve sobre o valor investido. Sendo mais explícito:

ROI = (Receita obtida – valor investido)/valor investido

Essa métrica pode mostrar também qual o tempo correto para você aumentar seu investimento. O ROI foi positivo e sua capacidade de produzir vai bem? Então é hora de um maior acréscimo aos investimentos.

CAC – Quanto vale o seu cliente

Afinal, para conquistar o cliente, você não deve atirar no escuro. O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica para conhecer quanto de gasto da empresa por cada cliente conquistado. Novamente sendo explícito:

CAC = Despesas + investimentos no marketing e vendas/Número de novos clientes em um período

É importante envolver todos os custos envolvidos, como mídia, vendas, salários, entre outros.

Ticket médio – E quanto ele gasta

Para o marketing digital não é importante apenas que o usuário se torne um cliente. É importante também que ele consiga exercer bem esse papel.

Ticket médio é uma métrica para calcular o valor gasto por cliente, em média, nos produtos ou serviços de uma empresa.

O ideal é calcular o ticket médio mensal, pois você pode usar este para outras métricas relevantes. Trazendo em fórmula:

Ticket médio mensal = Receita mensal/Número de clientes mensal

LTV – O tempo de vida do cliente

Levando em conta Custo de Aquisição por Cliente e Ticket Médio, o importante para uma empresa é que seu cliente supere os gastos para tê-lo. Basicamente, que você compre seus produtos e gere lucro satisfatórios.

Porém há uma forma menos arriscada de averiguar se o cliente compensa seu gasto para aquisição do que esperar pra ver os resultados. Se trata do Tempo de Vida do Cliente (LTV).

Ele permite que você identifique o potencial de lucro de cada consumidor, para prever seu rendimento para a empresa. O que cada cliente gera mensalmente ao longo do tempo em que há negócio entre as partes.

LTV = Ticket Médio mensal x tempo médio de retenção por clientes

É ideal que o LTV seja no mínimo 3 vezes maior que o CAC.

Taxa de Cliques (CTR) – Entrando no campo de campanhas pagas

Entrando numa área de anúncios pagos, essa métrica serve para avaliar diversos aspectos de anúncio ou campanha: segmentação, textos, palavras-chave e imagens.

Ela diz muito sobre a verdadeira efetividade do anúncio e é um dos pontos de partida para aprimoramento da campanha. Em fórmula:

CTR (%) = (Número de cliques/Número de impressões) x 100

Custo por Clique (CPC) – Para saber se seu anúncio está rendendo

Numa campanha paga, essa se torna uma métrica essencial. É por meio dela que você consegue saber quanto está sendo investido para que o usuário chegue em seu site.

É importante para avaliar quais anúncios estão tendo melhor performance e eliminar custos desnecessários.

CPC = Custo da campanha/Número de cliques

Com essas métricas, veja o marketing digital da sua empresa render ainda mais!

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