6 Dicas para criar uma campanha de E-mail Marketing perfeita

6 Dicas para criar uma campanha de E-mail Marketing perfeita

Mesmo existindo atualmente muitos métodos de comunicação e divulgação online, o bom e antigo e-mail continua sendo uma das melhores maneiras de divulgar uma marca, produto ou serviço. Pois com um simples e-mail bem elaborado, é possível atingir um público de acordo com o perfil adequado para sua divulgação, e ainda acompanhar estatísticas de leituras e cliques.

Confira 6 dicas para a elaboração de uma ótima campanha de e-mail marketing:

1) Crie a sua própria base de cadastro emails:

Jamais compre lista de e-mails! Comprar listas de emails nada mais é do que uma ilusão de investimento. Ao comprar listas você não sabe exatamente se o usuário do e-mail está realmente interessado no seu produto ou serviço.

Invista na criação da sua própria lista de cadastro inserindo um formulário de cadastro em seu próprio site, onde o usuário efetuará o cadastro e mostrará o real interesse em receber emails referente seua empresa ou negócio. Assim você atingirá o público correto para suas campanhas.

 

2) Envie na frequência correta:

Tome muito cuidado quanto a quantidade de envios de emails que você enviará regularmente aos seus contatos.

Enviar poucos emails não gerará o relacionamento adequado com os potenciais clientes, e enviar emails excessivos poderá resultar em cancelamentos das inscrições de recebimento. Analise quais os emails e tipos de emails que seu negócio necessita enviar para obter melhores resultados, podendo dividir a frequência entre emails promocionais, newsletters, e conteúdos relevantes. Mas nunca envie emails excessivos.

 

3) Segmente sua lista de e-mail:

Para obter melhores resultados com os disparos de e-mail marketing segmente sua lista de emails, pois assim será enviado o e-mail para o perfil correto referente ao assunto desejado.

Sua lista poderá ser segmentada por:

  • Idades
  • Sexo
  • Profissão
  • Clientes
  • Visitantes
  • Compradores
  • e outras…

Ao segmentar poderá sua campanha obter melhores resultados na taxa de clique nas mensagens, pois será enviado o e-mail para pessoas que realmente se enquadram no assunto proposto.

 

4) Não abuse de imagens com pouco texto

Muitos emails acabam entrando na caixa de spam dos destinatários, por não conterem conteúdo e estrutura de qualidade.

Nunca envie somente imagem no corpo do e-mail, pois muitos provedores bloqueiam o e-mail por não conter textos e informações escritas no conteúdo dos emails.

Ao enviar somente imagens sua campanha também será prejudicada caso no software de leitura do e-mail destinatário esteja desabilitada a opção de exibir imagens ao abrir o e-mail, assim o conteúdo não será exibido corretamente ao destinatário.

Insira sempre conteúdos de texto nos seus emails, enviando de preferência emails no formato HTML para unir um bom layout com conteúdo de qualidade.

 

5) Insira link de descadastramento

Ao enviar emails, insira sempre um link para descadastramento para o usuário.

Caso envie e-mails sem o link de descadastramento o domínio ou ip da sua empresa correrá o risco de ser associada à prática de spam por alguns provedores.

 

6) Analise os resultados e métricas das campanhas anteriores visando melhores resultados

Em toda ação que fazemos buscando bons resultados, devemos sempre analisar o que deu certo e o que deu errado no passado para evoluirmos constantemente, e com nossas campanhas de e-mail marketing não deve ser diferente.

Analise sempre como foram as taxas de visualizações, cliques, respostas das últimas campanhas enviadas, a fim de melhorar os próximos envios.

Efetue testes afim de descobrir qual a melhor ação para o seu negócio. Testando determinados emails para algumas listas segmentadas, horários de envios, verifique como será o resultado modificando o assunto dos emails, testes sempre são bem vindos para melhores resultados.

Veja o que deu certo e o que deu errado referente ao assunto escolhido, conteúdo da mensagem, público alvo, links clicados e procure sempre melhorar os resultados das próximas campanhas.

 

O e-mail marketing utilizado da maneira correta é uma poderosa ferramenta de captação de leads e geração de novos clientes.

Ao unir (email marketing+ boa ferramenta de envio de emails + boas ideias para as campanhas) o resultado certamente aparecerá.

 

 

A Inteliweb Agência Digital oferece o serviço de Gerenciamento de e-mails Marketing, onde a própria agência se encarrega de:

  • Acompanhar e captar os emails segmentados através do seu site
  • Elaborar as campanhas de e-mail marketing
  • Criar as estruturas html
  • Validar o e-mail nas políticas anti-span
  • Disparar os emails para sua lista de emails
  • Acompanhar as métricas de resultados
  • Enviar relatórios com os resultados

Solicite um orçamento clicando aqui.

 

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